metropoles.com

Comitê independente confirma fraude contábil, diz Americanas

Em fato relevante divulgado nesta terça-feira (16/7), varejista afirma que diretoria avaliará medidas para o “ressarcimento dos prejuízos”

atualizado

Compartilhar notícia

Igor Estrela/Metrópoles
Imagem colorida da fachada das Lojas Americanas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada das Lojas Americanas - Metrópoles - Foto: Igor Estrela/Metrópoles

Em fato relevante divulgado ao mercado na noite desta terça-feira (16/7), a Americanas informou que o comitê independente criado para apurar as circunstâncias que ocasionaram o rombo de estimados R$ 25,2 bilhões nas contas da companhia confirmou a existência de fraude contábil. As apurações do comitê duraram quase um ano e meio.

Diz o comunicado emitido pela varejista: “As evidências apresentadas pelo comitê confirmam a existência de fraude contábil, caracterizada, principalmente, por lançamentos indevidos na conta de fornecedores, por meio de contratos fictícios de VPC (verbas de propaganda cooperada) e por operações financeiras conhecidas como ‘risco sacado’, dentre outras operações fraudulentas e incorretamente refletidas no balanço da companhia” (leia mais sobre esse assunto neste link).

A  Americanas também informou que os “responsáveis por comandar ou orquestrar as fraudes identificadas não mais integram os quadros da companhia”. Além disso, “diante das evidências apresentadas pelo comitê e sem prejuízo das medidas já tomadas até esta data com relação a tais fatos, o conselho de administração orientou a diretoria da companhia, juntamente com seus advogados, a tomar as providências necessárias para a comunicação às autoridades competentes – Ministério Público Federal, Polícia Federal, Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e demais autoridades”.

Por fim, diz o texto, o “conselho de administração orientou que a diretoria avalie as medidas a serem adotadas para a defesa dos interesses sociais da companhia e o ressarcimento pelos prejuízos a ela causados”. A direção da varejista já havia afirmado que pretende recorrer à Justiça para recuperar os bônus pagos aos ex-dirigentes da empresa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?