Comissão Europeia reduz projeção de crescimento da zona do euro
Segundo o braço executivo da UE, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro avançará 0,6% neste ano, ante 0,8% da estimativa anterior
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), revisou para baixo sua projeção de crescimento da economia da zona do euro em 2023, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira (15/11).
Segundo a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro avançará 0,6% neste ano, ante 0,8% da estimativa anterior, divulgada em setembro. A inflação resiliente, a alta nas taxas de juros e uma fraca demanda externa são alguns dos fatores que contribuem para esse cenário.
Para 2024, no entanto, a economia da zona do euro deve se recuperar, crescendo 1,2%, segundo a Comissão Europeia. Em 2025, a alta do PIB seria de 1,6%, de acordo com as novas projeções.
“Espera-se que a atividade econômica se recupere gradualmente à medida que o consumo se recupera, com base em um mercado de trabalho cada vez mais robusto, no crescimento sustentado dos salários e na redução contínua da inflação”, afirmou a comissão.
“Apesar de uma política monetária mais rígida, projeta-se que o investimento continue aumentando, apoiado por balanços corporativos sólidos”, diz o relatório da entidade.
PIB recuou no 3º trimestre
Como noticiado pelo Metrópoles, o PIB da zona do euro teve uma queda de 0,1% no terceiro trimestre deste ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores, segundo dados divulgados na terça-feira (14/11) pelo Eurostat, o escritório oficial de estatísticas da UE.
Em relação ao mesmo período do ano passado, a economia da zona do euro registrou um crescimento de 0,1%.
No segundo trimestre de 2023, o PIB da zona do euro havia avançado 0,2%.
Inflação
A inflação na zona do euro deve terminar 2023 em 5,6% e desacelerar, no ano seguinte, para 3,2%. Em 2025, o índice ficaria em 2,2% – muito próximo da meta estipulada pelo Banco Central Europeu (BCE), de 2% ao ano.