Comissão Europeia investiga Google por abuso na publicidade on-line
A entidade ameaça o Google com multa de até 10% do volume total de negócios da empresa em um ano; comissão vê abuso em publicidade
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Europeia abriu nesta quarta-feira (14/6) uma investigação sobre o Google por supostas práticas abusivas nas tecnologias de publicidade on-line.
A entidade ameaça a big tech com uma multa que pode alcançar até 10% do volume total de negócios do Google em um ano.
“A Comissão Europeia informou ao Google sobre sua conclusão preliminar de que a empresa violou as regras concorrenciais da União Europeia ao distorcer a concorrência no setor da tecnologia da publicidade”, informou o órgão em um comunicado.
“A comissão repudia o fato de o Google favorecer os seus próprios serviços de tecnologia de publicidade visual on-line em detrimento dos fornecedores concorrentes de serviços de tecnologia de publicidade, dos anunciantes e dos editores”, completou a instituição. Ainda segundo Bruxelas, o Google terá “amplo direito de defesa” durante a investigação.
O Google entrou na mira da Comissão Europeia no ano passado. Estudos recentes mostram que a plataforma tem cerca de 28% de participação na receita global de anúncios on-line.
Segundo informações publicadas pelo Wall Street Journal, os reguladores da União Europeia podem exigir que a Alphabet, dona do Google, venda parte do negócio de publicidade e anúncios da empresa.
Até o momento, o Google não se manifestou sobre a abertura da investigação.