Comissão da Câmara dos EUA dá poder a Biden para banir o TikTok
Medida foi aprovada por 24 votos a favor e 16 contra e agora será analisada no plenário da Câmara e do Senado americanos
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, na quarta-feira (1º/2), um projeto de lei que dá ao presidente americano, Joe Biden, o poder de proibir o uso entre americanos do TikTok. O aplicativo de compartilhamento de vídeos, que pertence à chinesa ByteDance, é usado por mais de 100 milhões de americanos.
A medida foi aprovada pela comissão por 24 votos a favor e 16 contra. Os defensores do projeto alegam que o governo chinês pode ter acesso aos dados dos usuários americanos. A ByteDance negou essa possibilidade.
Na votação, os democratas opuseram-se à medida, defendida pelo presidente do comitê republicano, Michael McCaul. Agora, o projeto será encaminhado para avaliação no plenário da Câmara e do Senado americanos.
No início desta semana, a Casa Branca deu às agências governamentais 30 dias para garantir que o TikTok não esteja em nenhum dispositivo ou sistema federal. A onda de proibições começou na União Europeia, quando instituições políticas baniram o aplicativo de dispositivos estatais. Em seguida, o Canadá e os Estados Unidos adotaram a medida.