metropoles.com

Comércio e serviços puxam melhora do mercado de trabalho em 2022

O segmento de outros serviços foi aquele que registrou o maior aumento percentual da população ocupada entre 2021 e 2022: 17,8%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
compras_natal_dsc_0295 (1)
1 de 1 compras_natal_dsc_0295 (1) - Foto: null

Com uma taxa média de desemprego de 9,3% em 2022, o melhor resultado do país em 7 anos, o mercado de trabalho brasileiro dá sinais concretos de que vem se recuperando após o auge da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2021.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (28/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento do mercado de trabalho foi puxado, principalmente, pelo comércio e pelos serviços.

No comércio, o destaque ficou por conta da reparação de veículos automotores e motocicletas, com alta de 9,4% no ano passado (mais 1,6 milhão de novos trabalhadores no período). Ao todo, foram 18,9 milhões de pessoas ocupadas no setor.

O segmento de outros serviços foi aquele que registrou o maior aumento percentual da população ocupada entre 2021 e 2022: 17,8%, alcançando 5,2 milhões de trabalhadores.

A segunda maior variação positiva foi da categoria alojamento e alimentação, que avançou 15,8%, para 5,4 milhões de trabalhadores.

A única queda percentual foi verificada em agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com recuo de 1,6% na população ocupada. O setor empregou 8,7 milhões de pessoas em 2022.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?