metropoles.com

Comercial de cerveja com modelo trans gera crise em grupo da Ambev

Nos EUA, uma propaganda da Bud Light com uma modelo trans motivou reclamações dos clientes, queda das ações e demissão de executivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução Instagram
Bud Light
1 de 1 Bud Light - Foto: Reprodução Instagram

O trio de brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles já tem uma lista de preocupações relacionadas à crise na Americanas e sua dívida de mais de R$ 40 bilhões. Nos últimos dias, essa lista ficou maior, em razão de uma polêmica envolvendo a Bud Light, uma das inúmeras marcas do império da AB InBev, empresa controlada pelo trio e que é dona da Ambev.

Nos últimos dias, a empresa produziu um comercial estrelado por Dylan Mulvaney, modelo transexual com milhões de seguidores nas redes sociais. Na propaganda, que foi divulgada nas próprias redes de Mulvaney, a modelo aparece mostrando latinhas de Bud Light estampadas com seu rosto, em comemoração ao um ano da data em que iniciou sua transição.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Dylan Mulvaney (@dylanmulvaney)

A peça gerou uma reação de clientes e personalidades conservadoras nos Estados Unidos. Nas redes sociais, algumas pessoas puxaram uma campanha de boicote à Bud e às cervejas do grupo. Em razão do protesto, as vendas teriam recuado quase 20%.

A Bud Light e a Budwiser estão entre as mais consumidas e mais tradicionais cervejas dos Estados Unidos. Nos últimos anos, a AB InBev tem tentado reforçar a presença entre o público jovem, que tem deixado de consumir os rótulos do grupo e migrado para outras bebidas, como vinhos e drinques.

Após a crise, a empresa decidiu demitir os dois executivos ligados à produção da campanha. A vice-presidente de marketing da Bud Light, Alissa Heinerscheid, e o supervisor de marketing da Anheuser-Busch (um dos braços da AB InBev), foram dispensados. No comunicado sobre a decisão, o grupo justificou os desligamentos com um movimento para “simplificar a estrutura do marketing”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?