metropoles.com

Com trégua da inflação, dólar cai e Bolsa tem a melhor semana do ano

A Bolsa de Valores acumulou alta de mais de 5% na semana e o dólar caiu a R$ 4,91, com investidores atentos ao recuo da inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Bolsa de valores sao paulo b3 queda
1 de 1 Bolsa de valores sao paulo b3 queda - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), avançou 5,4% desde segunda-feira, na sua melhor semana desde dezembro de 2022. Nesta sexta-feira (14/4), a Bolsa registrou recuo de 0,2%, aos 106.279 pontos, mas a desvalorização do dia não foi suficiente para apagar os ganhos semanais.

A ligeira queda na sessão de hoje ocorreu após a divulgação dos dados do setor de serviços no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento recuou mais de 3% em janeiro, depois de registrar recorde histórico em dezembro.

A desaceleração dos serviços, setor que mais contribui para o crescimento da economia brasileira, teve reflexo nas ações da Bolsa. Na sessão, empresas como a Alpargatas (dona da Havaianas), a varejista Assai e o grupo de moda Soma recuaram até 5%.

Outro fator que contribuiu para o mau-humor do mercado hoje foi a queda de 0,9% nas ações da Vale, empresa de maior peso no Ibovespa. Na China, o preço do minério de ferro segue em queda, o que afeta também as empresas de siderurgia brasileiras. A CSN teve o pior desempenho da Bolsa, com queda de 7%.

Já entre as maiores altas estão a empresa de pagamentos Cielo e a fornecedora de tecnologia Locaweb, com alta em torno de 2%. Tais setores continuam a ser beneficiados pela expectativa de queda de juros no Brasil, diante do recuo da inflação.

Na semana, a trégua dos índices de preços no Brasil e nos Estados Unidos foi o principal motor do mercado. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal indicador inflacionário local, e o CPI, principal termômetro de inflação americano, vieram abaixo do esperado.

Caso a inflação consolide uma trajetória de queda, tanto o Banco Central do Brasil quanto o Federal Reserve (BC americano) podem encurtar o ciclo de aperto monetário. No entanto, a expectativa é que isso ocorra apenas no segundo semestre do ano.

A desvalorização do dólar (leia mais abaixo) e a perspectiva de queda de juros fez com que a operadora de viagens CVC, a construtora Eztec e a empresa aérea Gol liderassem os ganhos da semana na Bolsa, com alta de até 18%.

Dólar

O dólar encerrou a sexta-feira (14/4) cotado a R$ 4,91, o menor valor desde meados de 2023. Na semana, a moeda americana acumulou desvalorização de 2,9%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?