Com preços elevados, venda de veículos novos encolhe em 2022
Segundo dados da Fenabrave, 2,1 milhões de veículos foram emplacados no ano passado, o que representa uma queda de 0,7% em relação a 2021
atualizado
Compartilhar notícia
A venda de veículos (carros, utilitários leves, caminhões e ônibus) somou 2,1 milhões de unidades em 2022. Os números, divulgados pela Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores (Fenabrave), associação que representa as concessionárias, revelam uma queda de 0,7% em relação a 2021.
O resultado anual poderia ter sido pior, não fossem as vendas de final de ano acima da média. Em dezembro passado, foram emplacados 216.920 veículos, o melhor resultado para um mês desde 2020.
O setor automotivo ainda não se recuperou do tombo causado pela pandemia de coronavírus. O total de veículos emplacados segue 600 mil unidades abaixo do registrado em 2019, antes de o vírus se espalhar pelo mundo e afetar as cadeias globais de insumos de produção de veículos.
No começo de 2022, as concessionárias tinham boas expectativas para as vendas. Segundo projeções de janeiro da Fenabrave, o setor contava com um aumento entre 4 a 8% nas vendas ao longo do ano. As projeções mostraram-se frustradas, e falta de componentes e o encarecimento dos veículos foram obstáculo para as vendas.
Ao longo do ano passado, os principais modelos de veículos subiram entre 7 e 10% no país, de acordo com dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Desde o início da pandemia, o aumento superou os 30%. O preço elevado, somado à disparada das taxas de juros de financiamentos veiculares, espantaram quem buscava um carro zero-quilômetro.
Qual foi o carro mais vendido de 2022?
Segundo os dados da Fenabrave, a GM foi a marca com maior participação de mercado em 2022. Do total de 1,5 milhão de carros de passeio emplacados, 16,76% pertencem à marca dos Estados Unidos. A italiana Fiat veio em seguida, com uma participação de mercado de 15,5%. Por fim, a Volkswagen ficou com o bronze e representou 15,2% dos carros emplacados.
Já entre os modelos, o mais vendido foi o HB20, da coreana Hyundai – foram vendidas mais de 96 mil unidades ao longo do ano passado. Os modelos Onix e Onix Plus, da GM, preencheram o pódio, com 85 e 75 mil unidades emplacadas, respectivamente.
O Gol, modelo histórico da Volkswagen que saiu de linha no final do ano passado, vendeu 72 mil unidades em seu último ano de fabricação.