Com PIB estável no 2º trimestre, Alemanha sai da recessão técnica
Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha teve variação nula entre abril e junho. País havia registrado dois trimestres seguidos de queda
atualizado
Compartilhar notícia
A Alemanha, principal economia da Europa, saiu da recessão técnica. O Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estável no segundo trimestre deste ano, com variação nula (0%), segundo dados divulgados nesta sexta-feira (28/7) pelo departamento oficial de estatísticas alemão, o Destatis.
A Alemanha havia entrado em recessão técnica depois de ver o PIB recuar 0,4% no último trimestre do ano passado e 0,1% nos três primeiros meses de 2023. A recessão técnica é caracterizada por dois trimestres consecutivos de retração do PIB.
O resultado do período entre abril e junho deste ano veio pior do que as estimativas do mercado. Os analistas projetavam uma leve alta de 0,1% da economia alemã no segundo trimestre. Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB recuou 0,2%.
A Alemanha é a quarta maior economia do mundo e a maior da Europa, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB alemão é superado apenas por Estados Unidos, China e Japão.