Com pacote fiscal, real se descola de moedas de países emergentes
Cotação do dinheiro brasileiro é a única que sobe em relação à moeda americana. Nos demais países do bloco, ela cai ou está estável
atualizado
Compartilhar notícia
Embora tenha disparado no Brasil, o dólar opera em queda na maior parte dos países emergentes nesta quinta-feira (28/11). Essa disparidade entre as cotações, observa Emerson Vieira Junior, responsável pela mesa de câmbio da Convexa Investimentos, é resultado exclusivo do impacto no mercado brasileiro do pacote fiscal anunciado pelo governo.
Vieira Junior lembra que hoje é feriado (Dia de Ação de Graças) nos Estados Unidos. Com isso, o mercado global anda de lado, sem grandes oscilações.
Em relação aos demais emergentes, dados da Convexa mostram que, por volta das 16 horas, enquanto a cotação do dólar subia 0,79% no Brasil, ela caía 0,88% em relação ao peso mexicano, 0,42% sobre o rand da África do Sul e 4,55% em relação à rúbia russa.
No mesmo horário, o dólar australiano, a rupia indiana, o renmimbi chinês e a lira turca estavam estáveis em relação à moeda americana.
Bolsa em queda
Por volta das 16h30, a Bolsa brasileira (B3) registrava queda de 1,40%. As ações de maior peso do Ibovespa, o principal índice da B3, estavam em queda nesse horário. Nesse caso, a lista inclui Petrobras e Vale, além de bancões como Itaú, Bradesco e Santander.