Com novo teto, bancos retomam oferta de consignado do INSS
Caixa, Bradesco e Banco do Brasil informaram que a modalidade será retomada assim que as novas normas do consignado do INSS forem publicadas
atualizado
Compartilhar notícia
Após a decisão do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) de fixar em 1,97% ao mês o teto do juro do empréstimo consignado para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), alguns dos principais bancos do país anunciaram a retomada da oferta dessa modalidade de crédito.
Bancos e instituições financeiras, como Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Pagbank, Daycoval e Pan, haviam suspendido as linhas do consignado do INSS, após o CNPS aprovar, no dia 13 de março, redução de 2,14% para 1,7% ao mês no teto dos juros mensais.
Com a nova decisão do governo, sacramentada na terça-feira (28/3), instituições como Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil informaram que a modalidade será retomada assim que as novas normas forem publicadas no Diário Oficial da União.
O Bradesco já retoma a partir desta quarta a linha de crédito consignado do INSS e vai operar com a taxa definida pelo governo. O Banco do Brasil informou que também voltará a operar “imediatamente” com a modalidade.
“O BB entende que as novas regras conciliam a remuneração adequada da linha com a oferta de crédito condizente com as necessidades financeiras de seus clientes”, afirmou o banco, em nota.
A Caixa, por sua vez, confirmou a volta do serviço assim que as novas regras forem publicadas pelo governo. “A Caixa reforça seu compromisso de se posicionar entre as melhores taxas de mercado, retomando as concessões com a taxa média de 1,87% ao mês, abaixo do teto recomendado.”
O Santander também voltará a oferecer o empréstimo consignado para aposentados do INSS a partir desta quarta. Itaú e C6, por sua vez, ainda estão avaliando o que fazer.