metropoles.com

Com estímulos na China e ata do Fed, bolsa abre em alta e dólar cai

Mercado repercute anúncio do BC da China, que promete “apoio” à atividade econômica, e ata do Fed, que descarta recessão nos EUA em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Internet/Reprodução
bolsa de valores
1 de 1 bolsa de valores - Foto: Internet/Reprodução

O Ibovespa, principal indicador do desempenho das ações negociadas na bolsa de valores brasileira, abriu o pregão desta quinta-feira (17/8) em alta, com os investidores atentos a informações sobre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do mundo.

Depois de 12 quedas consecutivas neste “agosto vermelho”, o Ibovespa avançava 0,64%, aos 116.334,74 pontos, por volta das 10h45.

Na véspera, o principal índice da bolsa fechou em baixa de 0,5%, aos 115,5 mil pontos. Com o resultado, acumula perdas de 2,1% na semana e 5,2% no mês.

O mercado repercute, nesta manhã, o anúncio do Banco Central (BC) da China de que deve dar maior “apoio” à atividade econômica do país, que vem dando sinais preocupantes de desaceleração.

Como noticiado pelo Metrópoles, o banco americano Morgan Stanley reduziu a sua estimativa de crescimento da economia chinesa em 2023, de 5% para 4,7% – abaixo da meta anual estipulada por Pequim.

Os investidores também repercutem a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA). O Comitê de Política Monetária (Fomc) do Fed não vê mais risco de o país enfrentar uma recessão neste ano, o que foi recebido com alívio pelo mercado.

Dólar

O dólar, por sua vez, operava em baixa na manhã desta quinta. Às 10h50, a moeda americana recuava 0,34% e era negociada a R$ 4,969.

No dia anterior, o dólar ficou próximo da estabilidade, com queda de 0,01%, a R$ 4,986. Com o resultado, acumula ganhos de 1,69% na semana e 5,44% no mês.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?