metropoles.com

CNI revisa para baixo projeção para o PIB do Brasil em 2023

Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima crescimento de 1,2% da economia brasileira neste ano, ante 1,6% da projeção anterior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
cni
1 de 1 cni - Foto: Reprodução

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) revisou para baixo sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2023.

Segundo o Informe Conjuntural do 1º trimestre de 2023, divulgado pela entidade nesta quarta-feira (12/4), a economia do país deve crescer 1,2% neste ano – ante 1,6% da estimativa anterior.

Para a CNI, “a desaceleração deve caracterizar a atividade econômica em 2023”.

“Presente já nos últimos meses de 2022, parte desse comportamento se deve à perda do ritmo de crescimento do setor de serviços, que foi o responsável por grande parte do avanço do mercado de trabalho até o terceiro trimestre de 2022. Outra parte da desaceleração se deve aos efeitos restritivos da política monetária, que já vinham impactando negativamente a indústria e impedindo a recuperação do varejo ao longo de 2022”, diz a entidade.

Crítica aos juros altos

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, “as taxas de juros elevadas vão continuar inibindo a atividade econômica e, por consequência, a industrial, ao longo do ano”.

“O Brasil não tem política industrial e a indústria tem perdido fôlego, sufocada por uma série de disfunções, principalmente no sistema tributário. Quando a indústria vai mal, o Brasil perde, porque é a indústria que paga os melhores salários, desenvolve tecnologia e inovação”, afirma Andrade.

Diante desse quadro, a CNI projeta que a indústria brasileira ficará estagnada em 2023, com um leve crescimento de 0,1%. A estimativa anterior da entidade era uma alta de 0,8% para este ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?