Citi aumenta projeção para o PIB do Brasil em 2023
Segundo o Citi, economia brasileira deve crescer 1% neste ano, ante 0,3% da estimativa anterior; PIB do primeiro trimestre sai nesta semana
atualizado
Compartilhar notícia
O Citi aumentou sua estimativa para o crescimento da economia brasileira em 2023. De acordo com relatório divulgado pelo banco nesta terça-feira (30/5), o Produto Interno Bruto (PIB) do país deve fechar o ano avançando 1%.
A projeção anterior do Citi era uma alta de 0,3% da economia do Brasil neste ano.
Segundo a instituição financeira, a elevação da projeção para o PIB se deve ao desempenho da economia no primeiro trimestre, com indicadores de atividade que superaram as expectativas.
De acordo com o Citi, o PIB do Brasil no primeiro trimestre, que será divulgado na quinta-feira (1º/6), deve ter alta de 1,1% em relação ao trimestre imediatamente anterior.
Outras instituições financeiras, como Itaú, Bradesco e Santander, também anunciaram recentemente a revisão das projeções sobre o desempenho da economia brasileira em 2023.
Inflação e juros
Sobre a inflação, o Citi projeta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 5,5% em 2023, um pouco abaixo do que o mercado espera, e 4% em 2024.
Em relação à taxa básica de juros (Selic), hoje em 13,75% ao ano, o banco acredita que ela caia para 12,25% no fim do ano.