Chinesa BYD e 99 fecham acordo para 300 carros elétricos em São Paulo
Os veículos devem ser disponibilizados para locação entre julho e outubro deste ano. Na véspera, BYD anunciou fábrica de veículos elétricos
atualizado
Compartilhar notícia
A montadora chinesa BYD anunciou nesta quarta-feira (5/7) que fechou uma parceria com a 99, empresa de transportes por aplicativo, para disponibilizar 300 automóveis elétricos a motoristas parceiros em São Paulo.
Os veículos devem ser disponibilizados para locação entre julho e outubro deste ano.
O modelo BYD D1, que será utilizado, foi elaborado conjuntamente com a chinesa DiDi, proprietária da 99.
Segundo a 99, parte do valor do aluguel será subsidiada pela plataforma. Haverá um bônus mensal de R$ 2 mil por carro alugado.
“Qual é a nossa visão de longo prazo? O motorista que dirige carro elétrico terá uma redução de custo operacional de 80% quando comparado a um carro à combustão”, afirmou o diretor de Inovação da 99, Thiago Hipólito, à Reuters.
O projeto faz parte da Aliança pela Mobilidade Sustentável, criada pela 99 em abril de 2022. De acordo com a empresa, a parceria com mais de 12 companhias evitou a emissão de cerca de 130 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.
Investimento na Bahia
Como noticiado pelo Metrópoles, a BYD anunciou, na terça-feira (4/7), sua primeira fábrica de veículos elétricos no Brasil. O plano da montadora chinesa é assumir o antigo polo da Ford em Camaçari, na Bahia.
A BYD planeja produzir carros e ônibus elétricos na planta. O investimento estimado é de R$ 3 bilhões, com expectativa de geração de 5 mil empregos. A empresa negocia diretamente com a Ford para a aquisição do polo da montadora americana na Bahia.
A expectativa é começar a produzir no segundo semestre de 2024 no complexo da Ford que já está construído. A companhia afirmou que a contratação de mão de obra e treinamento deve começar ainda neste ano.