China anuncia serviço de internet “mais rápido do mundo”
Rede alcança uma largura de banda “estável e confiável” de 1,2 terabit por segundo, muitas vezes mais rápida do que a média mundial
atualizado
Compartilhar notícia
A China anunciou, na quarta-feira (15/11), que atingiu um novo marco mundial no setor de tecnologia, com o lançamento de um serviço de internet que seria o “mais rápido do mundo”.
Segundo as autoridades de Pequim, a rede alcança uma largura de banda “estável e confiável” de 1,2 terabit por segundo – muitas vezes mais rápida do que a média de outros países.
A marca foi atingida por meio de uma parceria entre a gigante chinesa de tecnologia Huawei e a China Mobile, em colaboração com a Universidade Tsinghua e o provedor de pesquisa Cernet.
Os chineses construíram uma rede de 3 mil quilômetros que conecta Pequim ao sul do país. Os testes que mediram a velocidade tiveram início no fim de julho deste ano e foram bem sucedidos, segundo um comunicado da universidade.
De acordo com dados da Opensignal, a maior velocidade móvel de internet, atualmente, é registrada na Coreia do Sul, com uma conexão de 432,7 Mbps. O Brasil tem uma velocidade de até 357,8Mbps.
A rede “é operada com base em tecnologias-chave de propriedade nacional da China”, diz a agência oficial de notícias Xinhua.