CEO do YouTube deixa o cargo após 9 anos
Susan Wojcicki, de 54 anos, estava no comando do YouTube desde 2014 e trabalhava no Google praticamente desde a fundação da empresa
atualizado
Compartilhar notícia
A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, de 54 anos, deixou o comando da empresa. O anúncio foi feito na quinta-feira (16/2). Ela estava na presidência executiva da companhia controlada pelo Google havia 9 anos, desde fevereiro de 2014.
Além da trajetória no YouTube, Susan atuava no Google praticamente desde a fundação do hoje gigante de tecnologia, no fim dos anos 1990. Seus pais eram donos da garagem na qual a empresa deu seus primeiros passos – ela foi a 16ª funcionária.
“Após quase 25 anos (no Google), decidi deixar o papel de chefe do YouTube e começar um novo capítulo, focado em projetos pessoais, de saúde e que envolvem a minha família. Projetos pelos quais sou apaixonada”, escreveu a ex-CEO em carta aos funcionários.
Fundadores do Google e amigos de Susan, já afastados do dia a dia da empresa, os cientistas da computação e empresários Larry Page e Sergey Brin divulgaram um comunicado agradecendo à executiva pela dedicação de mais de duas décadas.
“Susan ocupa um lugar único na história do Google e fez a contribuição mais incrível para produtos usados por pessoas em todos os lugares. Somos muito gratos por tudo o que ela fez nos últimos 25 anos”, escreveram.
Antes de se tornar CEO do YouTube, Susan foi vice-presidente sênior de publicidade e comércio do Google e liderou projetos como AdWords, DoubleClick e Google Analytics.
Ela foi responsável por duas das maiores aquisições da história do Google: o YouTube, por US$ 1,65 bilhão, em 2006, e a DoubleClick, por US$ 3,1 bilhões, em 2007.
Susan será substituída por Neal Mohan, há 15 anos no Google. Atualmente, ele é diretor de produtos do YouTube.