metropoles.com

CEO da BlackRock, sobre crise bancária: “Não sabemos as consequências”

Larry Fink, fundador e CEO da maior gestora de recursos do mundo, não descarta um contágio global após falência do Silicon Valley Bank (SVB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Boris Roessler/Picture Alliance via Getty Images
imagem colorida fachada svb
1 de 1 imagem colorida fachada svb - Foto: Boris Roessler/Picture Alliance via Getty Images

A falência do Silicon Valley Bank (SVB), que já vem repercutindo no mercado financeiro, pode não ter sido um episódio pontual e ainda há o risco de contágio de outros bancos, o que pode causar uma crise de proporções imprevisíveis. A avaliação é do CEO e fundador da BlackRock, a maior gestora de recursos do mundo, Larry Fink.

Em uma carta endereçada a investidores e CEOs, Fink escreveu que ainda é cedo para dimensionar os reais efeitos do colapso do banco americano no sistema bancário global. Segundo ele, é possível que a quebra do SVB contamine, inicialmente, o sistema bancário regional dos Estados Unidos, levando outros bancos à falência.

“A verdade é que ainda não sabemos as consequências. Não sabemos se as consequências do dinheiro fácil e das mudanças regulatórias se espalharão pelo setor bancário regional dos EUA, com a possibilidade de mais convulsões e fechamentos”, afirmou o CEO da BlackRock.

“A resposta regulatória até agora foi rápida e ações decisivas ajudaram a evitar riscos de contágio. Mas os mercados permanecem no limite”, alertou Fink.

O executivo comparou o caso envolvendo o SVB à crise das poupanças e empréstimos nos anos 1980, quando mais de mil instituições financeiras do país quebraram.

Ainda de acordo com Fink, o aumento da inflação nos EUA, que levou à elevação da taxa de juros pelo Federal Reserve (o Banco Central americano), é outro fator que agrava o cenário atual.

“Isso (taxa de juros em patamares muito altos) é um preço que já estamos pagando por anos de dinheiro fácil e foi o primeiro dominó a cair”, afirmou o executivo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?