metropoles.com

Carne bovina: governo quer retomar exportação antes de Lula ir à China

Presidente deve visitar Pequim em março; governo brasileiro suspendeu temporariamente embarques após registro de caso do “mal da vaca louca”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Gado, vaca, carne bovina
1 de 1 Gado, vaca, carne bovina - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, espera que as exportações da carne bovina brasileira para a China sejam retomadas até meados de março, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer uma visita oficial ao país asiático.

Na quarta-feira (22/2), o governo brasileiro confirmou a suspensão temporária dos embarques de carne bovina à China, após o registro de um caso do “mal da vaca louca” em uma propriedade rural de Marabá (PA).

“Quero crer, mas aí é uma convicção minha, que antes da visita do presidente Lula à China, no final do mês de março, que ainda está para ser confirmada, nós tenhamos esse caso solucionado”, disse Fávaro, em entrevista à CNN Brasil. “Fazendo um bom trabalho, a gente consegue resolver o caso e levantar essas suspensões no mês de março.”

O ministro da Agricultura se reunirá nesta quinta-feira (23/2) com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, para discutir o assunto. Segundo Fávaro, os chineses foram informados sobre o caso no fim de semana, por meio dos adidos agrícolas brasileiros em Pequim, da embaixada na capital chinesa e da Administração-Geral de Alfândegas da China.

Sem risco para a população

Na entrevista à CNN, Fávaro afirmou que os brasileiros não devem se preocupar com o consumo de carne bovina no país.

“Eu posso garantir à população brasileira que não se preocupe com o consumo de carne bovina. Em hipótese alguma, o risco pode estar aí”, disse o ministro. “Nós já sabemos a origem do caso, onde se instalou. É uma pequena propriedade que tem uma criação de 60 animais e nenhum outro animal deste rebanho foi abatido e levado ao mercado.”

O que é o mal da vaca louca

mal da vaca louca é uma doença cerebral, degenerativa e fatal provocada por uma proteína chamada príon, que afeta o gado. Ela ficou conhecida nos anos 1980 e 1990, depois de um surto no Reino Unido que fez com que milhões de cabeças de gado fossem abatidas.

A enfermidade pode ser transmitida para humanos em caso de consumo de carne contaminada, provocando a Doença de Creutzfeldt-Jakob, também neurodegenerativa.

Existem duas formas de contaminação do gado. A primeira é o caso de origem atípica, quando, naturalmente, o príon sofre uma mutação, tornando-se infeccioso.

A segunda forma é por meio de consumo de rações feitas com proteína animal contaminada, como farinha de carne e ossos de outras espécies.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?