Campos Neto sobre PIB: “Foi uma boa surpresa”
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa de um seminário com empresários em Washington, nos Estados Unidos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, classificou o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no segundo trimestre como uma “boa surpresa”.
Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (1º/9), a economia brasileira avançou 0,9% no período entre abril e junho, acima das projeções do mercado, que giravam em torno de 0,3%.
Em relação ao mesmo período do ano passado, o PIB do país subiu 3,4% – também acima das estimativas. No acumulado dos quatro trimestres terminados em junho, a alta foi de 3,2%. No semestre, o crescimento acumulado foi de 3,7%.
“Foi uma boa surpresa”, disse Campos Neto em conversa com empresários, pouco antes da abertura de um evento promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em Washington (EUA). O presidente do BC fará uma palestra no seminário.
Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre somou R$ 2,651 trilhões.
No segundo trimestre de 2023, a alta foi puxada pelo bom desempenho da indústria, que avançou 0,9%, e do setor de serviços, que cresceu 0,6%.
Depois de alavancar o crescimento da economia do país no início do ano, quando cresceu mais de 21%, a agropecuária recuou 0,9%, em resultado já esperado pelo mercado.