metropoles.com

Campos Neto: reformas geraram “efeito mais positivo no crescimento”

Para o presidente do BC, a economia brasileira vem sentindo os efeitos benéficos da aprovação de reformas estruturantes nos últimos anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto no Senado Federal - Metrópoles
1 de 1 Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto no Senado Federal - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, voltou a falar sobre o desempenho acima das expectativas da economia brasileira no segundo trimestre de 2023.

De acordo com dados divulgados na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil avançou 0,9% no período entre abril e junho deste ano. A média das projeções do mercado indicava uma alta de apenas 0,3%.

“Erros (nas projeções para o PIB) ficaram concentrados em alguns pontos. Existia uma percepção de retração na agricultura, que não veio”, afirmou Campos Neto, que participou nesta terça-feira (5/9) de um seminário promovido pelo Julius Baer Group, em São Paulo.

“Como o primeiro trimestre veio muito forte em agro, a gente olha se alguma coisa no segundo trimestre transbordou do primeiro. Tem alguma coisa disso, mas o dado veio muito forte”, completou.

No segundo trimestre de 2023, a alta do PIB foi puxada pelo bom desempenho da indústria, que avançou 0,9%, e do setor de serviços, que cresceu 0,6%.

Depois de alavancar o crescimento da economia do país no início do ano, quando cresceu mais de 21%, a agropecuária recuou 0,9%, em resultado já esperado pelo mercado.

Para o presidente do BC, a economia brasileira vem sentindo os efeitos benéficos da aprovação de reformas estruturantes nos últimos anos, como as da Previdência e a trabalhista, além das recentes aprovações do novo Marco Fiscal e da reforma tributária.

“Já são 18 meses de números melhores de crescimento. Talvez seja o poder cumulativo dessas reformas, com efeito mais positivo no crescimento”, disse Campos Neto.

O chefe da autoridade monetária também destacou a alta do consumo das famílias e da indústria, que vieram “bem mais fortes” que o esperado.

Inflação

Em relação à inflação no Brasil, Roberto Campos Neto afirmou que a situação está dentro do esperado neste momento.

A inflação de serviços, mesmo no último número que surpreendeu para cima, não foi ruim. O número todo de forma geral foi ruim, mas, olhando a tendência ainda, está no que a gente imaginava”, concluiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?