metropoles.com

Campos Neto: “O importante é a queda da Selic com credibilidade”

“Nosso objetivo é abrir caminho para a queda consolidada de juros. Precisamos correr atrás de um equilíbrio fiscal”, diz Roberto Campos Neto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
Imagem do rosto de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Ele fala ao microfone do Senado e usa óculos - Metrópoles
1 de 1 Imagem do rosto de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Ele fala ao microfone do Senado e usa óculos - Metrópoles - Foto: Pedro França/Agência Senado

Na sessão especial do Senado da qual participa nesta quinta-feira (10/8), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic), iniciado pela autoridade monetária, depende de uma política fiscal responsável e que gere credibilidade.

“Nosso objetivo é abrir caminho para uma queda consolidada de juros. Precisamos correr atrás de um equilíbrio fiscal. Se atingirmos metas fiscais, vamos atingir juros mais baixos. É importante criar medidas para alcançar a estabilidade fiscal sem elevar receitas”, afirmou Campos Neto.

Segundo o presidente do BC, “o mais importante não é a queda da Selic em si, mas fazer a queda da Selic com credibilidade”.

“Para conseguir uma queda de juros de longo prazo, precisamos de um fiscal que gere credibilidade”, disse o chefe da autoridade monetária.

“É importante a aprovação de medidas que façam a gente atingir a meta fiscal. Se conseguirmos atingir as metas fiscais, os juros serão consistentemente menores e poderemos reduzir as taxas à frente”, concluiu.

Na semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC decidiu, por 5 votos a 4, reduzir os juros básicos para 13,25% ao anoO “voto de minerva”, que sacramentou a redução de 0,5 ponto percentual, foi dado por Campos Neto. Quatro votos foram pela redução de 0,25 ponto percentual.

Foi a primeira queda da Selic em três anos. A taxa básica de juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação.

8 imagens
1 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
2 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
3 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
4 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
5 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
6 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
7 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles
8 de 8

Yanka Romão/Arte Metrópoles

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?