metropoles.com

Campos Neto: desaceleração do crédito foi menor que a de outros países

“A desaceleração do crédito no Brasil foi muito menor do que em grande parte do mundo”, afirmou Roberto Campos Neto, presidente do BC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O economista Roberto de Oliveira Campos Neto, indicado pela presidência da República para o cargo de presidente do Banco Central, durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado
1 de 1 O economista Roberto de Oliveira Campos Neto, indicado pela presidência da República para o cargo de presidente do Banco Central, durante sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A desaceleração na oferta de crédito do Brasil é uma realidade, mas foi “muito menor” do que em vários países do mundo. A avaliação é do presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, que participou nesta quarta-feira (19/8) da abertura do 35º Congresso Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Brasília.

“A desaceleração do crédito no Brasil foi muito menor do que em grande parte do mundo. O objetivo do BC é o que chamamos de pouso suave: trazer a inflação para baixo com o menor custo para a sociedade, tentando retrair o crédito mínimo possível. Mas é óbvio que alguma retração de crédito você vai ter”, afirmou Campos Neto.

Um pouso suave, na economia, é uma desaceleração cíclica no crescimento capaz de evitar uma recessão. A expressão se tornou popular em Wall Street durante o mandato de Alan Greenspan à frente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), nos anos 1990.

De acordo com as últimas projeções divulgadas pelo BC, em julho, o volume de crédito bancário deve crescer 7,7% em 2023 – uma ligeira alta em relação à estimativa anterior, de 7,6%.

A taxa básica de juros (Selic), que ficou em 13,75% durante quase um ano, foi reduzida em 0,5 ponto percentual na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, para 13,25% ao ano.

Com juros ainda em patamares elevados, a tendência é a restrição da atividade econômica e da oferta de crédito, por causa do encarecimento do custo de tomar empréstimos.

A taxa básica de juros é o principal instrumento do BC para controlar a inflação. A Selic é utilizada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

“O setor de crédito é muito segmentado”, disse Campos Neto. “As pessoas dizem que o microcrédito sofreu muito durante a pandemia. Mas ele subiu, em média, 51% em dois anos de pandemia. Subiu mais do que os créditos pequenos e médios e mais do que grandes.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?