Campos Neto defende metas de inflação: “Diminuir o ruído é importante”
Presidente do Banco Central volta a defender sistema de metas de inflação e diz que “harmonia faz parte do arcabouço”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (5/4) que diminuir o “ruído” em temas relacionados às políticas fiscal e monetária é importante para que as expectativas em relação à economia brasileira sejam positivas, principalmente no que diz respeito à inflação.
“O canal das expectativas é muito importante. Qualquer tipo de ruído afeta as expectativas”, disse Campos Neto, durante um evento promovido pelo Bradesco. “Qualquer ruído sobre a possibilidade de execução do que foi anunciado faz com que esse canal fique mais entupido. Temos tido um pouco disso na política monetária e na política fiscal. Diminuir o ruído é importante. A harmonia faz parte do arcabouço (fiscal).”
O presidente do BC defendeu o sistema de metas de inflação. “O sistema de metas é importante. Poucos países hoje não possuem um sistema de metas”, disse Campos Neto, que ressaltou que “quem determina a meta é o governo, não o Banco Central”.
“O custo de combate à inflação é alto, mas o custo de não combater a inflação é muito mais alto e tem impactos mais nocivos no médio e longo prazo”, afirmou o chefe da autoridade monetária. “A gente vai perseguir a meta. Esse é o fato que elimina ruídos do nosso lado.”