Cade aprova compra da Kopenhagen pela Nestlé
No acordo, multinacional comprometeu-se a não adquirir outra empresa que represente 5% do mercado de cholates por cinco anos
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta sexta-feira (9/2) a compra realizada pela Nestlé do Grupo CRM, que é dono das marcas Kopenhagen, Kop Koffee e Brasil Cacau. O valor da aquisição não foi divulgado oficialmente, mas o mercado avalia que ela pode ter alcançado até R$ 4,5 bilhões.
As empresas anunciaram a transação em setembro de 2023, mas o acordo estava sujeito à validação do órgão federal, que passou a analisá-lo em novembro. Na decisão, o Cade considerou que “há elementos suficientes para afastar a possibilidade de exercício de poder de mercado pela Nestlé”.
No parecer, a Nestlé também se comprometeu a não adquirir quaisquer ativos (como marcas, conjunto de marcas ou empresas) que representem, acumuladamente, uma participação no mercado de chocolates igual ou superior a 5%. Esse compromisso terá duração de cinco anos, contados a partir da homologação judicial do acordo.
Mil lojas
O CRM tem cerca de mil lojas e é um dos maiores franqueadores do Brasil. O controle acionário do grupo permite à Nestlé participar de um novo segmento. A Kopenhagen foi criada em 1928 pelo casal de imigrantes da Letônia Anna e David Kopenhagen. Ela é conhecida por clássicos como Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha e Cherry Brand. Com mais de 600 lojas, está presente em todos os estados brasileiros.
Os pontos de venda da Brasil Cacau estão no mercado desde 2009. Eles oferecem produtos mais baratos. Hoje, a rede possui cerca de 400 unidades, também distribuídas em todo o país.