metropoles.com

Cade aprova compra da Garoto pela Nestlé após novela de 20 anos

Negócio entre Nestlé e Garoto foi feito em 2002, mas era alvo de uma disputa jurídica. Aquisição recebeu aval do Cade nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Imagem colorida de Logotipo da Nestlé em prédio - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Logotipo da Nestlé em prédio - Metrópoles - Foto: Divulgação

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que regula a concorrência no Brasil, aprovou nesta quarta-feira (7/5) a compra da Chocolates Garoto pela Nestlé Brasil.

O negócio foi feito em 2002, mas vinha em uma noveja jurídica desde então.

“Considerando o histórico de mais de 20 anos desse caso e a existência de um novo marco legal do antitruste no país, a negociação entre Cade e Nestlé resultou em um acordo”, disse o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro.

A compra havia sido vetada pelo Cade dois anos depois de ocorrer por resultar em uma concentração que representava na ocasião quase 60% do mercado de chocolates.

A Nestlé recorreu à Justiça e conseguiu o direito de efetuar a aquisição. Depois, nova decisão judicial exigiu que o Cade julgasse novamente o processo, e o caso vinha se arrastando há duas décadas até o julgamento desta quarta-feira.

“Durante o período da recente análise de mercado realizada pelo CADE, a Nestlé se manteve confiante no encerramento do caso”, disse a Nestlé em nota.

“Para a Nestlé, o crescimento e o fortalecimento da Garoto sempre foram cruciais para a evolução da empresa no Brasil. Mantivemos investimentos consistentes, sempre destacando suas marcas icônicas e fomentando o desenvolvimento de toda a cadeia de valor. A conclusão do CADE é técnica e revela entendimento sobre um setor que se mostra muito competitivo, aberto e em crescimento”, disse em nota o presidente-executivo da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior.

Compromissos de concorrência da Nestlé

Cordeiro, presidente do Cade, ressaltou na decisão que ocorrerão “medidas que se mostram proporcionais e suficientes para mitigar impactos concorrenciais no cenário atual e garantir os interesses dos consumidores”.

Ao todo, foram quatro compromissos comportamentais assumidos pela Nestlé no Brasil para efetuar o negócio.

No acordo aprovado, a Nestlé Brasil se comprometeu a manter a fábrica da Garoto em Vila Velha (ES) por ao menos sete anos.

A Nestlé também não poderá, por cinco anos, adquirir novos ativos que tenham participação de ao menos 5% do mercado nacional de chocolates. O compromisso não vale para aquisições internacionais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?