Busca por crédito de grandes empresas cresceu 8,6%, em julho
Avanço foi captado por pesquisa da Serasa Experian. Demanda por financiamento de companhias de médio porte caiu 1,8% no mesmo mês
atualizado
Compartilhar notícia
A busca por crédito por parte de grandes empresas brasileiras cresceu 8,6% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2022. Tal avanço foi bem superior ao registrado pelas pequenas e médias firmas nacionais, cuja procura aumentou 1,1% no mesmo período. No caso das companhias de médio porte, houve queda de 1,8%. Na média dos três grupos, a demanda por financiamentos apresentou um crescimento tímido, de 1,1%. Os dados fazem parte de pesquisa realizada pela Serasa Experian, divulgada nesta quinta-feira (24/8).
De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a maior parte das linhas de crédito tem sido empregada não tanto em novos investimentos, mas na tentativa de equilibrar as finanças no fim do mês. Rabi observa que as grandes empresas se destacaram em julho, principalmente devido à oportunidade de expansão para mercados fora do Brasil.
Na análise por setor, a categoria que contempla empresas dos segmentos primário, financeiro e Terceiro Setor teve crescimento de 5,8%. Em seguida, ficaram as companhias da área de serviços, com 2,8%. O comércio e a indústria registraram baixas de 0,8% e 0,5%, respectivamente.
Segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, a avaliação por Unidade Federativa (UF) revelou que o estado de Roraima teve o maior percentual de busca por crédito do país (6,1%). N sequência, ficaram a Paraíba (5,7%) e 0 Pará (5,1%). O Distrito Federal que teve o pior desempenho, com queda de 9%, seguido pelo Rio Grande do Norte, que caiu 2,6%.