metropoles.com

Busca de empresas por crédito tem primeira queda semestral desde 2020

Segundo a Serasa Experian, redução no primeiro semestre foi de 3,5%, em 2023. Taxa de juros alta é o principal motivo da baixa demanda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
imagem colorida com
1 de 1 imagem colorida com - Foto: Getty Images

A busca das empresas de crédito caiu no primeiro semestre deste ano pela primeira vez desde a pandemia. Em 2023, a queda foi de 3,5%. Nos primeiros seis meses de 2020, houve crescimento de 10,2% da demanda por financiamentos (veja, abaixo, quadro com dados desde 2020). A informação consta de pesquisa realizada pela Serasa Experian, divulgada nesta segunda-feira (17/7) com exclusividade pelo Metrópoles.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a redução foi provocada pelas elevadas taxas de juros. “As condições de obtenção de crédito não têm sido atraentes para os empreendedores, levando-os a adiar, por enquanto, a busca por recursos financeiros”, diz. “À medida que a melhora na economia se tornar mais evidente e os juros começarem a cair, será possível enxergar uma retomada no indicador.”

Na análise por atividade econômica, a diminuição mais expressiva ocorreu na área de serviços, com 7,2%. Na indústria, a redução ficou em 2%. No comércio, em contrapartida, houve um pequeno aumento na busca por crédito, de 0,8%. O avanço foi de 10,3% na categoria que engloba finanças, a área agrícola e o terceiro setor (organizações sem fins lucrativos para a produção de bens e serviços públicos).

As grandes e médias empresas registraram alta na procura por crédito com, respectivamente, 15,7% e 3,3%. Os pequenos negócios apresentaram um percentual negativo de 3,8%, sempre na comparação com os primeiros seis meses de 2022.

Entre os estados, o Mato Grosso teve o maior crescimento no período (7,4%), seguido por Santa Catarina (6,3%), Mato Grosso do Sul (6%), Distrito Federal (5,5%) e Tocantins (4,2%). O Rio de Janeiro apresentou a maior retração no semestre (-13,1%), seguido pelo Amapá (-11,9%), Alagoas (-11,7%), Minas Gerais (-8,9%) e Sergipe (-7,7%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?