metropoles.com

Brasília registrou a maior alta da inflação em julho. Entenda

Entre 11 capitais, São Paulo ficou em segundo lugar. No Recife, que obteve o melhor resultado, houve pequena deflação de 0,05%

atualizado

Compartilhar notícia

Giovanna Bembom/Metrópoles
Plano Piloto
1 de 1 Plano Piloto - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

A maior alta da inflação até a primeira quinzena de julho foi registrada em Brasília, com elevação de 0,61%. Em segundo lugar, veio a cidade de São Paulo, com avanço de 0,39%. No Recife, que teve o melhor resultado neste mês, houve uma pequena deflação de 0,05%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/7), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que coleta informações até o dia 15 de cada mês – por isso, é chamado de “prévia da inflação” –, subiu 0,30% em julho, após alta de 0,39% em junho. A expectativa do mercado era de elevação de 0,23% neste mês.

Quanto aos índices regionais, dez áreas de 11 capitais tiveram alta em julho. A variação de Brasília (0,61%) ocorreu por conta do aumento das passagens aéreas (13,68%), da taxa de água e esgoto (5,02%) e da gasolina (2,94%). 

O menor resultado, anotado no Recife (-0,05%), foi favorecido pela redução do preço de alguns alimentos. De acordo com o IBGE, esse foi o caso do tomate (-37,13%) e da cenoura (-28,27%).

Sobre o IPCA-15

Para o cálculo do IPCA-15, a metodologia utilizada é a mesma do IPCA, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica. Os preços foram coletados no período de 15 de junho a 15 de julho de 2024 (referência) e comparados com aqueles vigentes de 16 de maio a 14 de junho de 2024 (base).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?