metropoles.com

Brasileiros poderão pagar compras com Pix na Argentina

Fintech americana Fiserv disponibilizará funcionalidade aos comerciantes do país, embora data da liberação ainda não tenha sido anunciada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
imagem colorida celular com tela pix
1 de 1 imagem colorida celular com tela pix - Foto: Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

Os brasileiros, em breve, poderão fazer pagamentos via Pix na Argentina. A fintech americana Fiserv disponibilizará a funcionalidade aos comerciantes do país, embora a data da liberação ainda não tenha sido anunciada.

Os pagamentos serão feitos por meio de um QR Code e a cobrança será efetuada em reais. Assim, os brasileiros não precisarão comprar dólares ou pesos em casas de câmbio argentinas.

A taxa do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) aplicada à transação de câmbio e à conversão cambial já estará incluída no valor cobrado.

Essa forma de pagamento só vai funcionar nos estabelecimentos comerciais que aderirem aos serviços da Fiserv.

“Como a Fiserv opera em vários países da região, somos capazes de adaptar tecnologias localmente, melhorando a experiência de nossos clientes e, nesse caso, das pessoas que visitam a Argentina”, afirma Jorge Valdivia, executivo da Fiserv no Brasil.

“Pix internacional” não é novidade

O modelo que será utilizado na Argentina não é novidade. Como mostrou uma reportagem do Metrópoles publicada em janeiro deste ano, a Agillitas, instituição de pagamentos do Banco Rendimento, lançou, em novembro do ano passado, o Rendix, que funciona como uma espécie de “Pix internacional”.

A nova plataforma, autorizada pelo BC, facilitou a vida dos brasileiros que vão ao exterior e, até então, não conseguiam fazer compras por meio do Pix fora do país. Assim como a Fiserv, basta encontrar uma loja ou estabelecimento comercial que tenha aderido ao Rendix para efetuar o pagamento de forma instantânea, como ocorre no Brasil.

Com o novo sistema, os lojistas emitem um QR Code, por meio do qual o consumidor faz o pagamento. Uma das maiores vantagens da plataforma é que, em vez dos 6,38% do IOF nas compras no cartão de crédito em moeda estrangeira, a alíquota cobrada é de apenas 0,38% por transferência.

Outro motivo de alívio para os clientes é que, ao contrário das taxas de câmbio cobradas pelos cartões no dia de fechamento da fatura, o Rendix processa o câmbio do momento da compra. O consumidor é informado na hora, com uma mensagem eletrônica, sobre a taxa que está pagando naquela transação internacional.

“A vantagem para o lojista é que ele não tem nenhuma taxa de desconto associada a essa operação, não tem as taxas de maquininha que vemos por aqui. Então, ele tem o interesse de oferecer o meio de pagamento para o cliente. Uma outra vantagem é que o lojista não fica preso ao limite do cartão do consumidor”, afirmou o CEO da Agillitas, Henrique Capdeville, em entrevista ao Metrópoles.

Segundo a Agillitas, cerca de 30 estabelecimentos comerciais no exterior utilizavam o Rendix, a maioria localizada na América Latina. O modelo tem sido cada vez mais usado, principalmente, em cidades em que há forte presença de turistas brasileiros, como Buenos Aires e Bariloche (Argentina), Punta Del Este (Uruguai) e Ciudad Del Este (Paraguai).

Também há lojas e departamentos comerciais que já usam o Rendix na França, em Portugal e nos Estados Unidos. Até no Catar, no fim do ano passado, foi possível comprar produtos e ingressos para alguns jogos e eventos relacionados à Copa do Mundo por meio do Pix.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?