metropoles.com

Brasil precisa “acelerar crescimento”, diz presidente do Banco Mundial

De acordo com projeções do Banco Mundial, comandado por David Malpass, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 0,8% em 2023

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anna Moneymaker/Getty Images
IMF And World Bank Hold Annual Meetings In Washington, DC
1 de 1 IMF And World Bank Hold Annual Meetings In Washington, DC - Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

A desaceleração econômica do Brasil é um sinal de preocupação e alerta para investidores, em meio a um cenário global desafiador, com inflação resiliente e taxas de juros elevadas. A avaliação foi feita nesta quinta-feira (13/4) pelo presidente do Banco Mundial, David Malpass, em Washington, onde acontecem reuniões entre membros da instituição e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

De acordo com projeções do Banco Mundial, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve crescer 0,8% em 2023, abaixo da expansão média da América Latina, estimada em 1,4% para este ano.

“A desaceleração também indica as preocupações de investidores. É um desafio global: os fluxos de investimento em países em desenvolvimento recuaram e há saída de dinheiro”, afirmou Malpass.

“É urgente para o Brasil ter boas políticas econômicas para acelerar o crescimento, o que permitirá o gasto que o governo quer fazer com os propósitos sociais e ambientais para mudanças climáticas”, completou.

Ainda segundo o presidente do Banco Mundial, é preciso “ter um foco forte no crescimento acelerado no futuro”. “A maior pressão é a disciplina fiscal e a eficiência das políticas regulatórias para apoiar o crescimento”, disse Malpass.

O atual presidente do Banco Mundial está de saída do cargo. Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, indiciou o empresário Ajay Banga, ex-CEO da Mastercard, para comandar a instituição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?