metropoles.com

Brasil discute Pix internacional com 4 países, diz Campos Neto

Ideia é formar um bloco de países que utilizem o Pix na América Latina; Uruguai, Colômbia, Equador e Chile conversam com o Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
Roberto Campos Neto
1 de 1 Roberto Campos Neto - Foto: Reprodução/Youtube

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta segunda-feira (27/2) que a autoridade monetária está discutindo o projeto do Pix internacional com pelo menos quatro países latino-americanos: Uruguai, Colômbia, Equador e Chile.

Segundo o presidente do BC, a ideia é formar um bloco de países que utilizem o sistema instantâneo de pagamentos e transferências na América Latina.

“Estamos pensando como fazer o Pix internacional. Alguns países da América Latina já estão discutindo conosco como eles vão adotar o Pix. Achamos que vai ter um bloco. Você viaja entre os países e faz o pagamento automático. Assim, se resolve o problema do pagamento transfronteiriço”, disse Campos Neto.

“Estamos trabalhando com Uruguai, Colômbia e Equador. O Chile também nos procurou”, completou o presidente do BC, que participou de um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília.

“Acho que isso é uma forma de unificar o bloco, sem necessidade de falar em termos de moeda (única). Se a gente tem um pagamento instantâneo, já unificado, nós já fazemos o trabalho de pagamento transfronteiriço”, concluiu Campos Neto.

Segundo um estudo do BC, cerca de 9 milhões de brasileiros abriram contas bancárias para utilizar o Pix. Até dezembro de 2022, o sistema contava com mais de 141 milhões de usuários cadastrados e 550 milhões de chaves registradas (CPFs/CNPJs, e-mails, celular e sequências aleatórias). O Pix movimentou R$ 10,9 trilhões no ano passado.

Real digital

Ainda segundo o presidente do BC, o real digital, futura moeda virtual do país, deve começar os testes com um projeto-piloto a partir de março.

O real digital é a moeda digital desenvolvida pelo BC que funcionará como extensão das cédulas físicas de dinheiro e alternativa para operações eletrônicas.

O objetivo é que a moeda esteja em funcionamento até o fim de 2024.

“No mês que vem, a gente vai ter o projeto-piloto funcionando, um piloto da moeda digital. O Brasil vai ser um dos primeiros países do mundo a fazer isso”, disse Campos Neto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?