metropoles.com

Brasil deve voltar a ser líder mundial na exportação de milho

Brasil deve exportar 52 milhões de toneladas do cereal na safra 2022/2023, segundo projeções do Departamento de Agricultura dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Eduardo Bodiño/Picture Alliance via Getty Images
Drought in Argentina
1 de 1 Drought in Argentina - Foto: Eduardo Bodiño/Picture Alliance via Getty Images

O Brasil está prestes a voltar ao topo do ranking mundial de exportação de milho. Segundo projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o país deve exportar cerca de 52 milhões de toneladas do cereal na safra 2022/2023.

Caso essa estimativa se confirme, o volume será 60% maior do que o registrado na safra anterior (32,4 milhões). Os Estados Unidos devem comercializar 49 milhões de toneladas de milho, uma projeção de queda de 22% na comparação com a safra 2021/2022.

O Brasil liderou as exportações mundiais de milho pela primeira vez há uma década, na safra 2012/2013, quando efeitos climáticos prejudicaram fortemente a produção americana.

Em 2012/2013, o Brasil produziu 81 milhões de toneladas e exportou 26 milhões – acima dos 18,3 milhões comercializados pelos EUA.

Neste ano, alguns dos principais produtores mundiais terão quebra de safra, o que reduzirá suas exportações. A Ucrânia, por exemplo, deve exportar 23,5 milhões de toneladas, abaixo dos 30 milhões alcançados antes do início da guerra contra a Rússia.

Os principais importadores mundiais serão União Europeia, China, Japão e Coreia do Sul. No primeiro bimestre de 2023, japoneses e chineses já compraram 2,6 milhões de toneladas de milho do Brasil.

No ano passado, o Brasil exportou 43,6 milhões de toneladas de milho, acima do recorde de 42,75 milhões em 2019 e mais do que o dobro do número registrado em 2021 (20,4 milhões). As exportações em 2021 foram racionadas por causa da safra menor, prejudicada pelos efeitos da estiagem no Sul do país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?