metropoles.com

Brasil deve entrar no top 10 da exportação de trigo em 2023

País alcançou recorde de exportações de trigo no ano passado, com 3,1 milhões de toneladas, e pode se tornar um dos 10 maiores exportadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
trigo
1 de 1 trigo - Foto: Reprodução

O Brasil está prestes a entrar no grupo dos 10 maiores exportadores de trigo do planeta, de acordo com projeções do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O país deve assumir a 10ª colocação do ranking neste ano.

Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil alcançou o recorde de exportações de trigo no ano passado, com 3,1 milhões de toneladas, volume bem superior ao registrado em 2021 (1,13 milhão de toneladas).

A maior parte das exportações brasileiras do cereal se concentrou no primeiro trimestre do ano, com 2,18 milhões de toneladas de trigo destinados ao mercado externo. A expectativa é a de que, nos três primeiros meses de 2023, o país repita ou até supere esse desempenho.

Diante da menor oferta de trigo da Argentina (por questões climáticas) e da Ucrânia (por causa da guerra com a Rússia) na safra 2022/2023, o Brasil tem boas possibilidades de chegar ao “top 10” global nas exportações, segundo o Cepea.

O país segue dependente do mercado externo, principalmente da Argentina. Em 2022, as importações brasileiras somaram 5,72 milhões de toneladas, com gastos de US$ 2,1 bilhões (R$ 11,3 bilhões).

Uma estimativa do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aponta que as exportações brasileiras da safra 2022/2023 devem atingir cerca de 3,5 milhões de toneladas, mais do que a Índia.

A liderança no ranking de exportações mundiais ainda é da Rússia, apesar da guerra contra a Ucrânia. União Europeia e Austrália vêm a seguir, completando o “top 3”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil deve colher 8,4 milhões de toneladas de trigo neste ano. Em 2022, em uma safra recorde, foram 9,6 milhões de toneladas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?