metropoles.com

Brasil crescerá 0,8% em 2023 e 2% em 2024, projeta Banco Mundial

Em relatório, Banco Mundial projeta um crescimento de 1,7% da economia global em 2023 e de 2,7% em 2024; estimativas para o Brasil não mudam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
banco mundial
1 de 1 banco mundial - Foto: Divulgação

A economia brasileira deve registrar um crescimento de 0,8% neste ano e de 2% em 2024. É o que projeta o Banco Mundial, em seu relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, divulgado nesta terça-feira (10/1).

As estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil são as mesmas que o banco divulgou há seis meses.

Já para 2022, o Banco Mundial calcula que a economia do país tenha avançado 3%. Anteriormente, a instituição estimava uma alta de 1,5% no ano passado.

Segundo o relatório, a elevada taxa de juros limita os investimentos no Brasil, que enfrenta ainda uma “desaceleração do crescimento das exportações”.

Para o Banco Mundial, a desaceleração em andamento no país é “acentuada” e há perspectiva de forte contração do investimento em 2023. Segundo o relatório, as incertezas em relação à política fiscal podem se tornar “mais um vento contrário” para a confiança dos investidores.

“As exportações do Brasil devem crescer mais lentamente do que nos últimos anos por causa da desaceleração no crescimento da demanda por commodities não energéticas”, diz o Banco Mundial.

Economia global

No mesmo relatório, o Banco Mundial projeta um crescimento de 1,7% da economia global em 2023 e de 2,7% em 2024. A alta prevista para este ano está 1,3 ponto percentual abaixo das últimas estimativas.

De acordo com a instituição, o mundo deve sofrer uma desaceleração generalizada em 2023, com taxas revisadas para baixo em 95% das economias avançadas e quase 70% das emergentes. O Banco Mundial não descarta uma recessão global nos próximos meses, mas afirma que ainda é cedo para traçar qualquer prognóstico nesse sentido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?