Brasil crescerá 0,8% em 2023 e 2% em 2024, projeta Banco Mundial
Em relatório, Banco Mundial projeta um crescimento de 1,7% da economia global em 2023 e de 2,7% em 2024; estimativas para o Brasil não mudam
atualizado
Compartilhar notícia
A economia brasileira deve registrar um crescimento de 0,8% neste ano e de 2% em 2024. É o que projeta o Banco Mundial, em seu relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, divulgado nesta terça-feira (10/1).
As estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil são as mesmas que o banco divulgou há seis meses.
Já para 2022, o Banco Mundial calcula que a economia do país tenha avançado 3%. Anteriormente, a instituição estimava uma alta de 1,5% no ano passado.
Segundo o relatório, a elevada taxa de juros limita os investimentos no Brasil, que enfrenta ainda uma “desaceleração do crescimento das exportações”.
Para o Banco Mundial, a desaceleração em andamento no país é “acentuada” e há perspectiva de forte contração do investimento em 2023. Segundo o relatório, as incertezas em relação à política fiscal podem se tornar “mais um vento contrário” para a confiança dos investidores.
“As exportações do Brasil devem crescer mais lentamente do que nos últimos anos por causa da desaceleração no crescimento da demanda por commodities não energéticas”, diz o Banco Mundial.
Economia global
No mesmo relatório, o Banco Mundial projeta um crescimento de 1,7% da economia global em 2023 e de 2,7% em 2024. A alta prevista para este ano está 1,3 ponto percentual abaixo das últimas estimativas.
De acordo com a instituição, o mundo deve sofrer uma desaceleração generalizada em 2023, com taxas revisadas para baixo em 95% das economias avançadas e quase 70% das emergentes. O Banco Mundial não descarta uma recessão global nos próximos meses, mas afirma que ainda é cedo para traçar qualquer prognóstico nesse sentido.