Bolsas dos EUA operam em baixa e ações de bancos regionais despencam
Apesar de as autoridades dos EUA garantirem a solidez do sistema bancário do país, investidores voltaram a ficar preocupados com nova crise
atualizado
Compartilhar notícia
Diante de novas preocupações do mercado sobre a saúde do sistema bancário dos Estados Unidos, os principais índices das bolsas americanas operam em queda nesta terça-feira (2/5). As ações de alguns bancos regionais de médio porte despencam.
A crise nos bancos dos EUA, em março, levou à quebra de quatro instituições, entre as quais o First Republican Bank, resgatado pelo JPMorgan.
Nesta terça, por volta do meio-dia (pelo horário de Brasília), os papéis de outros bancos regionais derretiam. A ação do Metropolitan Bank despencava mais de 20%, enquanto o PacWest tombava 34,5% e o Western Alliance, 26%. Os dois últimos tiveram negociações suspensas diversas vezes no começo do pregão.
Os principais índices das bolsas refletiam a preocupação dos investidores com o sistema financeiro americano. O Dow Jones recuava 1,3%, o S&P500 cedia 1,3% e o Nasdaq operava em queda de 1,12%.
Como noticiado pelo Metrópoles, o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores do Brasil, opera em forte queda nesta terça. Às 13h40, o indicador caía 2,36%, aos 101,9 mil pontos.
Na quarta-feira (3/5), o Federal Reserve (o Fed, Banco Central dos EUA) divulga a nova taxa básica de juros da economia americana. A tendência é que haja um novo aumento de 0,25 ponto percentual, o que levaria os juros à faixa de 5% a 5,25%.