metropoles.com

Bolsas da Europa recuam no último pregão e fecham o ano em queda

No acumulado do ano, praticamente todos os principais índices da Europa terminaram com perdas, com exceção de Londres, que avançou 0,9%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
bolsa de valores
1 de 1 bolsa de valores - Foto: IStock

Os principais índices das Bolsas de Valores da Europa fecharam em baixa no último pregão de 2022, nesta sexta-feira (30/12).

O Stoxx Europe 600 recuou 1,3%, aos 424,85 pontos, enquanto o FTSE 100, da Bolsa de Londres, caiu 0,81%, para 7.451,74 pontos.

Em Frankfurt, o DAX encerrou o pregão com desvalorização de 1,05%, aos 13.923,59 pontos. O CAC 40, de Paris, teve perdas de 1,52%, aos aos 6.463,76 pontos.

No acumulado do ano, praticamente todos os principais índices da Europa fecharam em queda. O Stoxx 600 recuou 12,9%, Frankfurt caiu 12,35%, e Paris teve perdas de 9,5%.

A exceção ficou por conta da Bolsa de Londres, que avançou 0,9% no acumulado de 2022, puxada pelas companhias de commodities. A alta do petróleo, com a guerra entre Rússia e Ucrânia, e os preços do minério de ferro para impulsionar o valor das ações que compõem o FTSE 100 ajudam a explicar o resultado.

Bolsa brasileira mostra resiliência

Principal indicador do desempenho das ações cotadas na Bolsa de Valores brasileira (B3), o Ibovespa teve um ano desafiador, marcado por enorme volatilidade e fatores internos e externos que influenciaram diretamente o mercado financeiro – como as eleições presidenciais no Brasil e a guerra na Ucrânia.

Segundo analistas ouvidos pela reportagem pela Metrópoles, o índice terminou o ano abaixo das expectativas, mas demonstrou resiliência em um cenário muitas vezes adverso, se descolando do mercado global e se consolidando como uma alternativa para os investidores, diante de um cenário macroeconômico delicado.

A Bolsa brasileira chegou a receber a alcunha de “TINA” (sigla em inglês para “There Is No Alternative” ou “não há outra alternativa”) dos mercados emergentes. O país se tornou um dos destinos preferenciais de investidores estrangeiros que buscavam ativos baratos que os protegessem da inflação, mais perene do que se esperava inicialmente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?