Bolsas da Ásia fecham em alta com dados positivos de EUA e China
Principais índices das Bolsas de Valores da Ásia encerraram o dia com ganhos, com otimismo dos investidores sobre Estados Unidos e China
atualizado
Compartilhar notícia
Os principais índices das Bolsas de Valores da Ásia fecharam em alta nesta quarta-feira (15/3), com otimismo dos investidores após a divulgação de dados econômicos positivos das duas maiores economias do mundo, Estados Unidos e China.
Na China Continental, o índice Xangai Composto avançou 0,55%, aos 3,2 mil pontos.
No Japão, o índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o dia em leve alta de 0,03%, aos 27,2 mil pontos.
Em Seul, o índice Kospi fechou em alta de 1,9%, aos 2,3 mil pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng subiu 1,52%, aos 19,5 mil pontos.
Otimismo
Na China, a produção industrial registrou, nos dois primeiros meses deste ano, um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior. Já as vendas do varejo saltaram 3,5% no mesmo período, revertendo a queda de 1,8% verificada em dezembro.
Nos EUA, Wall Street se estabilizou após o colapso do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank e os investidores agora projetam uma desaceleração ou mesmo uma redução da taxa de juros no país. Essa percepção foi reforçada após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que ficou em 0,4% em fevereiro.
O resultado veio dentro das projeções do mercado e significou uma leve desaceleração em relação a janeiro, quando o índice foi de 0,5%.