Bolsa tem leve recuperação e dólar cai com alta das ações de bancos
O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, registrou alta de 0,4%, impulsionado pelas ações dos bancos; dólar cai a R$ 5,05
atualizado
Compartilhar notícia
A Bolsa de Valores brasileira (B3) registrou leve recuperação nesta quinta-feira (20/4) de véspera de feriado, após uma queda de mais de 2% na sessão anterior. O Ibovespa avançou 0,4% no dia, aos 104.367 pontos. Amanhã, a Bolsa não funcionará.
As ações do setor financeiro sustentaram a recuperação do mercado, em meio a uma tendência ainda negativa para o setor de commodities.
Os grandes bancos, como Itaú, Bradesco e Santander subiram até 1,5%, impulsionados pelo pacote de crédito anunciado pelo governo federal na tarde de hoje.
Embora o desenho inicial do pacote tenha sido classificado como “incipiente” a um primeiro momento, espera-se que o projeto seja base para uma iniciativa mais ampla do governo para reduzir os juros e facilitar o acesso ao crédito, o que deve beneficiar as instituições financeiras.
No lado negativo da balança, as ações da Vale tiveram novo dia de queda, com os investidores ainda digerindo o relatório de produção e vendas da empresa, divulgado na noite da última terça-feira (17/4). O documento, que é uma espécie de “prévia trimestral”, mostrou uma queda no volume de minério negociado pela Vale. As ações da mineradora recuaram 1,5%.
Outro destaque do dia na Bolsa foram as construtoras. Cyrela e MRV, duas das maiores empresas do ramo, avançaram em torno de 0,5% no dia. Os investidores avaliam os possíveis impactos positivos do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que decidirá se o saldo das contas do FGTS deverá ter a correção pela inflação, e não mais pela Taxa Referencial.
Caso o Supremo decida pela mudança no indicador de ajuste, o saldo das contas deve ser revisado e acrescido. Como o FGTS é usado na compra da casa própria, isso poderia gerar um efeito de estímulo para o setor, embora seja cedo para dizer.
Dólar
O dólar recuou 0,5% nesta quinta-feira (20/4) e encerrou o dia cotado a R$ 5,05. A moeda americana também deu uma leve trégua, após subir mais de 2% na sessão anterior.