metropoles.com

Bolsa tem 11ª queda seguida com temores sobre Eletrobras e China

O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, fechou em baixa de 0,55%. Ação da Eletrobras caiu mais de 3% após troca de presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Imagem mostra homem em frente a painel da bolsa de valores - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra homem em frente a painel da bolsa de valores - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O “agosto vermelho” continua na bolsa brasileira. O Ibovespa, principal índice do mercado local, fechou a terça-feira (15/8) em queda de 0,55%, a 116,17 mil pontos. O resultado marcou a 11ª queda consecutiva do Ibovespa.

Pela manhã, o índice abriu em alta, puxado pelas ações da Petrobras, que anunciou reajuste nos preços de diesel e gasolina antes da abertura do pregão.

As ações da Petrobras chegaram a alta perto de 5% pela manhã, com o otimismo dos investidores diante do primeiro reajuste no ano aplicado pela petroleira e uma precificação vista como mais em linha com preços internacionais do petróleo.

Mas a valorização da Petrobras se dissipou nas negociações da tarde, afetada pelo risco geral que tomou conta do Ibovespa. As ações preferenciais (PETR4) fecharam em alta de 0,72% e as ordinárias (PETR3) caíram 0,21%.

Investidores locais também reagiram ao cenário da Eletrobras, cujo papel despencou 3,61%. O presidente Wilson Ferreira Júnior renunciou ao cargo na véspera e o momento levanta dúvidas sobre o futuro da companhia e sua relação com o governo Lula.

No exterior, a China segue fonte de influência negativa com a recuperação lenta da economia.

Novos dados divulgados na noite de segunda-feira (14/8) vieram abaixo do esperado, com desaceleração na produção industrial (de 4,4% para 3,7%) e no varejo (3,1% para 2,5%). A taxa de desemprego chinesa também aumentou levemente, de 5,2% para 5,3%.

Em dia de baixa generalizada nos mercados globais, os principais índices nos Estados Unidos fecharam em queda. Houve recuo de 1,16% no S&P 500, 1,02% no Dow Jonews, 1,14% no Nasdaq e 1,27% no NYSE.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?