metropoles.com

Bolsa sobe mais de 1% com prévia da inflação melhor que o esperado

Bolsa abriu em alta após prévia da inflação ficar em 0,51%, melhor do que a expectativa dos mercados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
imagem colorida painel com cotações bolsa de valores - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida painel com cotações bolsa de valores - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, abriu em alta de mais de 1% nesta quinta-feira (25/5). No Brasil, os mercados reagem sobretudo à prévia da inflação divulgada pela manhã, que veio melhor do que as estimativas.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país, ficou em 0,51% em maio. O consenso no mercado era de variação mensal maior, em torno de 0,64%.

O resultado marcou também a terceira desaceleração consecutiva do índice. Em abril, a variação no IPCA-15 havia sido de 0,57%.

Pouco depois das 11h30, o Ibovespa subia 1,1%. Logo na abertura, a alta do Ibovespa ficou próxima a 2%, mas arrefeceu desde então.

Outro impacto positivo vem do exterior nas primeiras horas de pregão. As bolsas americanas se recuperam nesta manhã após quedas nos últimos dias diante da incerteza sobre a elevação do teto da dívida americana.

Já o dólar abriu o dia em alta de 1%, cotado a R$ 5,004. A moeda americana voltou a trajetória de alta nesta quinta-feira após ter se mantido abaixo de R$ 5 nos últimos dias.

Índices sobem nos EUA

Pela manhã, o índice Nasdaq subia 1,3%, o S&P 500 subia 0,61% e somente o Dow Jones recuava, com leve queda de 0,16%.

O presidente Joe Biden e a oposição no Congresso ainda não chegaram a um acordo sobre o teto da dívida. O risco é que haja um default, uma paralisação das atividades, ainda nos próximos dias. A incerteza fez os principais índices em Nova York recuarem mais de 0,7% na quarta-feira (24/5).

Nesta quinta-feira, agentes reagem também à revisão para cima do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no primeiro trimestre. O crescimento foi revisado de 1,1% na divulgação anterior para 1,3%.

Já as bolsas europeias seguiram em queda, repercutindo dados negativos do PIB da Alemanha. A maior economia da Europa teve o PIB do primeiro trimestre revisado de zero para -0,3%. Como é o segundo trimestre de baixa seguida, o país entrou em recessão técnica.

O STOXX Europe 600, que reúne as principais empresas da Europa, caía 0,2% pela manhã.

Ibovespa caiu 1,03% na véspera

Além da repercussão dos números da inflação, a alta do Ibovespa inclui recuperação de parte das perdas dos dias anteriores. Na véspera, o Ibovespa fechou em queda de 1,03%, em seu segundo dia de baixas.

O otimismo com a aprovação do marco fiscal na Câmara não foi suficiente para conter os efeitos negativos da situação da dívida americana, temores da gripe aviária sobre os frigoríficos e queda no preço do minério de ferro, que afetou as ações da Vale.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?