Bolsa sobe e dólar cai, com crescimento do PIB acima do esperado
Ibovespa fechou em forte alta de 1,86% e a moeda americana teve leve queda de 0,20%, cotada a R$ 4,94
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibovespa iniciou setembro no azul. O principal índice da Bolsa brasileira (B3) fechou em forte alta de 1,86%, aos 117.893 pontos, nesta sexta-feira (1º/9).
O pregão foi marcado pela divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que surpreendeu positivamente o mercado. O indicador cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três meses imediatamente anteriores. Os analistas esperavam um avanço entre 0,2% e 0,5%.
O Ibovespa também foi impulsionado pela valorização de 5,78% das ações da Vale, que têm forte peso no índice. Elas receberam indicações de compra de analistas, num momento em que a China se movimenta para estimular o crescimento no país, inclusive com incentivos à compra de imóveis, algo que repercute no preço internacional do minério de ferro.
Os papéis da Petrobras também subiram 1,85%, com a quarta alta seguida do petróleo no mundo. Também foram destaque no pregão as ações da Cielo (+2,96%), da BRF (+1,55%) e da Hapvida (+4,23%). O varejo surpreendeu com resultados positivos da Via (+1,57%), Lojas Renner (+5,36%) e Magazine Luiza (+2,54%). Apenas sete das 85 ações do Ibovespa ficaram no negativo.
Dólar
No vácuo do crescimento do PIB no Brasil, o dólar fechou em queda de 0,20%, numa quase estabilidade, cotado a R$ 4,94.