Bolsa sobe e dólar cai, apesar de dados fortes do emprego nos EUA
Ibovespa subiu 0,61% e moeda americana recuou 0,73%, cotada a R$ 4,87. Investidores mantém aposta de queda de juros nos EUA em março
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibovespa fechou em alta de 0,61%, aos 132.022 pontos, nesta sexta-feira (5/1). O principal índice da Bolsa brasileira (B3) subiu apesar da divulgação de dados sobre emprego nos Estados Unidos. Tais números mostraram que a economia americana segue aquecida, com criação de vagas e aumento salarial acima do esperado em dezembro.
Em tese, esse comportamento da economia americana reduz as chances de uma queda dos juros no país no curtíssimo prazo. Além disso, juros altos nos EUA ampliam o interesse de investidores pelos títulos da dívida do país, o que reduz a atratividade das ações em Bolsas espalhadas pelo mundo.
Mas, na avaliação de Rodrigo Cohen, analista e co-fundador da Escola de Investimentos, o histórico das informações americanas sobre trabalho mostram uma queda progressiva nos últimos meses. “E isso é positivo”, diz. Para ele, nesse contexto, fica mantida a previsão de especialistas americanos numa redução dos juros nos EUA a partir de março.
No pregão, as maiores altas foram registradas pela Alpargatas (5,69%) e Hapvida (4,62%). as baixas mais expressivas ficaram com Pão de Açúcar (-6,74%) e Braskem (-2,56%). Entre as ações de maior peso no Ibovespa, a Vale caiu 1,24%. A Petrobras registrou leve alta (+0,13%) e os bancões foram bem. O Itaú avançou 2,10% e Bradesco, 2,06%.
Dólar
O dólar fechou em queda de 0,73%, cotado a R$ 4,871. A moeda americana terminou a primeira semana de 2024 com alta acumulada de 0,40%.