metropoles.com

Bolsa sobe com Petrobras, que reduziu o preço do querosene de aviação

Ibovespa avança na manhã desta quinta-feira (1º/2), com forte alta da petroleira. Dólar aumenta, na ressaca da decisão sobre juros nos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Imagem de painel da Bolsa de Valores do Brasil - Metrópoles
1 de 1 Imagem de painel da Bolsa de Valores do Brasil - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O Ibovespa registra alta de 0,48%, aos 128.367 pontos, na abertura do mercado nesta quinta-feira (1º/2). O avanço é resultado, principalmente, da valorização das ações da Petrobras, que têm grande peso no principal índice da Bolsa brasileira (B3). Às 11h50, os papéis da petroleira subiam 2,74%. 

A Petrobras reduziu o preço de venda do querosene de aviação a distribuidoras em 0,6% nos principais pontos de vendas do país, como Duque de Caxias (RJ), Guarulhos (SP) e Betim (MG). A informação foi divulgada pela empresa nesta quinta-feira. 

No pregão, os investidores ainda repercutem as decisões sobre os juros, anunciadas na véspera pelos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos. O BC brasileiro cortou a Selic em 0,5 ponto percentual, levando-a a 11,25% ao ano, patamar esperado pelo mercado. O Federal Reserve (Fed) decidiu manter a taxa americana no intervalo de 5,25% e 5,5%. Nesta quinta, o Banco de Inglaterra (BoE) também manteve sua taxa em 5,25%.

O cenário internacional não apresenta turbulências expressivas. A inflação de janeiro na Zona do Euro, por exemplo, ficou apenas um pouco acima do esperado. Ela alcançou 2,7%, ante a expectativa de 2,8% do mercado. Os dados sobre o minério de ferro, com impacto nas empresas brasileiras de mineração e siderurgia, oscilaram. No início da manhã, apresentaram alta de 1,4%, em Singapura, e queda de 0,36%, na Bolsa chinesa de Dalian. 

Dólar

O dólar abriu em alta de 0,55%, cotado a R$ 4,96, por volta das 9 horas. A elevação, em grande medida, é reflexo do discursso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, sobre os juros nos EUA, feito na véspera. Ele afirmou que acha improvável que a instituição inicie o ciclo de baixa das taxas em sua próxima reunião, em março.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?