metropoles.com

Bolsa se firma nos 100 mil pontos, com investidores mirando arcabouço

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, avançou 0,6%, aos 101.789 pontos, com a expectativa de anúncio do novo arcabouço fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoless
Bolsa de valores sao paulo b3 queda
1 de 1 Bolsa de valores sao paulo b3 queda - Foto: Fábio Vieira/Metrópoless

O grande tema da semana para o mercado brasileiro continua sendo a expectativa pelo novo arcabouço fiscal. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, avançou 0,6% nesta quarta-feira (29/3), no seu quarto pregão consecutivo de ganhos, aos 101.789 pontos.

O termômetro da espera aumentou, após a notícia de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniria com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na tarde de hoje. Na conversa, espera-se que Haddad tenha conseguido o aval de Lula para bater o martelo sobre o formato das novas regras fiscais.

As primeiras informações que circulam na imprensa dizem que o plano do governo é zerar o déficit fiscal já em 2024 e que haverá uma previsão de que as despesas crescerão sempre a um ritmo inferior ao das receitas. A origem do problema orçamentário atual é que, nas últimas décadas, os gastos avançaram de forma mais acelerada do que a arrecadação e do que o próprio crescimento do PIB.

No dia, a recuperação progressiva dos mercados externos e a redução da percepção de risco, após a turbulência causada pela quebra de bancos nos Estados Unidos e na Europa, foram um incentivo extra para a cotação das commodities.

Com a alta do minério de ferro e do petróleo, Vale e Petrobras registraram valorização de mais de 1%. As empresas, que são as de maior peso no Ibovespa, ajudaram a manter a Bolsa brasileira no azul.

Já entre as maiores perdas estão a desvalorização de 4% da Via (dona das marcas Casas Bahia e Ponto) e da Lojas Renner. Os investidores reagiram de forma negativa às novas notícias de crise no varejo, como, por exemplo, o pedido de recuperação extrajudicial feito pela rede de moda Amaro.

Dólar

O dólar encerrou a quarta-feira (29/3) cotado a R$ 5,13, com queda de 0,6%. A moeda americana caminha para encerrar março com desvalorização de 2%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?