Bolsa oscila com petróleo e minérios, mas arcabouço preocupa
Variações no preço das duas commodities têm grande peso na composição do Ibovespa
atualizado
Compartilhar notícia
A Bolsa brasileira (B3) oscila na manhã desta quinta-feira (20/4), mas o movimento não está relacionado ao arcabouço fiscal, embora ele faça parte do contexto dessas movimentações. O Ibovespa, principal indicador do mercado de capitais no país, chegou a cair 0,8%. Por volta das 11h30, subia 0,2%, mas esse avanço, pouco antes desse horário, havia alcançado 0,4%.
Na avaliação de Heitor Martins, especialista em renda variável na Nexgen Capital, as variações estão relacionadas ao ritmo de queda de commodities como o petróleo e os minérios (em especial, minério de ferro).
Ele observa que o preço do petróleo vinha em queda de 2,5%, mas essa velocidade foi reduzida para cerca 1,5%. Situação semelhante ocorreu no grupo dos minérios. Como as empresas brasileiras desses setores, caso da Petrobras e da Vale, concentram grande número de ações na B3, observa Martins, essas variações têm impacto imediato no Ibovespa.
Quanto ao arcabouço, diz o especialista, a grande questão colocada pelo mercado é como o governo vai viabilizar o novo conjunto de regras, uma vez que ele necessita de uma arrecadação extra estimada em R$ 190 bilhões para “ficar em pé”. “Esse é o ponto sobre o qual o mercado tem maior atenção”, diz. “Também vamos acompanhar as mudanças que podem ocorrer no Congresso do projeto de lei complementar apresentado nesta semana pelo governo.”