metropoles.com

Bolsa opera em baixa puxada pela Americanas e queda no PIB

Papéis da varejista, porém, iniciaram recuperação. Eles chegaram a cair 77% e, nesta sexta (13/1), apresentaram elevação de 16%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1
1 de 1 Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, opera em queda de 0,8%, com 110.971 pontos, no início da tarde desta sexta-feira (13/1). A baixa está associada, notadamente, ao caso da Americanas, cujos papéis despencaram após a divulgação de um rombo estimado em R$ 20 bilhões nas contas da empresa.

Ontem (12/1), as ações da Americanas, negociadas com o código AMER3, registraram queda de 77%. A notícia de que os sócios de referência, o trio de brasileiros Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles, estariam dispostos a colocar mais recursos na companhia para salvá-la da situação financeira delicada, porém, trouxe algum alívio aos investidores. No início da tarde desta sexta, os papéis da varejista apresentavam em alta de 16%.

Outros dois fatores também repercutiram no pregão. Foram eles as medidas econômicas anunciadas na quinta (12/1) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, consideradas mornas, na melhor das hipóteses, e a prévia do Produto Interno Bruto (a soma de riquezas do país em um ano), o IBC-Br, divulgado nesta sexta (13/1) pelo Banco Central (BC). O indicador apresentou queda de 0,55% em novembro, ante uma expectativa de redução de 0,2% do mercado.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?