metropoles.com

Bolsa fecha no pior nível em 8 meses, com críticas de Lula a juro alto

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, recuou aos 97 mil pontos, após decisão do BC de manter Selic em 13,75% e críticas de Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1
1 de 1 Pessoas observam o telão da Bolsa de Valores, a B3, na Rua XV de Novembro, região central de São Paulo 1 - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O mercado brasileiro voltou ao pior nível desde meados de julho de 2022, com a turbulência causada pelas críticas abertas do presidente Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à decisão do Banco Central de manter os juros em 13,75% ao ano. A Bolsa de Valores encerrou a quinta-feira (23/3) em queda de 2,3%, aos 97.926 pontos.

A reação negativa do mercado foi causada por uma mudança de expectativa, em razão da sinalização do Comitê de Política Monetária (Copom) de que a Selic ficará em um patamar elevado por mais tempo, até que a inflação esteja sob controle.

Parte do mercado contava com outro tom no comunicado do BC. A manutenção da taxa em 13,75% ao ano era esperada, mas os investidores acreditavam que a autoridade monetária deixaria as portas abertas para uma queda da Selic ainda no começo do segundo semestre, para aliviar a pressão sobre a atividade econômica.

Não bastasse isso, a Bolsa reagiu às declarações dadas por Lula e Haddad sobre a decisão do Copom. Na quarta (22/3), o ministro da Fazenda classificou como “preocupante” a manutenção dos juros no nível atual e disse não considerar que o atraso na apresentação do arcabouço fiscal tenha influenciado a decisão do BC – embora a autoridade monetária tenha apontado a incerteza quanto às regras orçamentárias como um dos obstáculos para reduzir a taxa Selic.

Hoje foi a vez de Lula voltar a atacar Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central. Em uma agenda no Rio de Janeiro, o chefe do Executivo disse que “não há explicação” para os juros seguirem como estão e afirmou que “quem tem de cuidar do Campos Neto é o Senado, que o indicou”. Pela lei de autonomia do Banco Central, aprovada no ano passado, o chefe da autoridade monetária só pode ser retirado do cargo com aprovação dos senadores.

Tanto a sinalização de aperto monetário quanto o risco político suscitado pelas críticas de Lula e Haddad aumentaram o nervosismo do mercado.

No dia, ações de empresas ligadas ao consumo, que tendem a ser impactadas diretamente pelos juros altos, marcaram os piores desempenhos da Bolsa. A varejista Magazine Luoza recuou 13%. Já a alta do dólar afetou o desempenho da Gol, que recuou 10%.

Dólar

O dólar subiu mais de 1% na sessão desta quinta-feira (23/3) e encerrou o dia cotado a R$ 5,29. Foi a maior cotação em mais de um mês. A alta do dia anulou os ganhos do real frente à moeda americana no ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?