metropoles.com

Bolsa e dólar pioram com fala de Lula sobre não cumprir meta fiscal

Presidente afirmou que não quer fazer cortes e déficit “não precisa ser zero”. Ele admitiu que governo não deve chegar a esse número em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
imagem colorida Lula no Planalto igualdade racial - metrópoles
1 de 1 imagem colorida Lula no Planalto igualdade racial - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Bolsa, dólar e juros futuros foram negativamente afetados no início da tarde desta sexta-feira (27/10) com a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o que vem por aí nas contas públicas em 2024. Ele afirmou que a meta do déficit fiscal “não precisa ser zero”, embora esse limite esteja definido no marco fiscal, sancionado pelo próprio Lula, em 31 de agosto. Esse patamar, o zero, também é defendido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad e consta no Orçamento federal para o próximo ano.

“Nós dificilmente chegaremos à meta zero, até porque eu não quero fazer cortes em investimentos e obras”, disse. “A gente não precisa disso [meta fiscal zero].”

O presidente acrescentou: “Eu não vou estabelecer uma meta fiscal que me obrigue a começar o ano fazendo um corte de bilhões nas obras. Se o Brasil tiver o déficit de 0,5% , o que é? 0,25%, o que é? Nada. Vamos tomar a decisão correta e nós vamos fazer aquilo que vai ser melhor para o Brasil.”

Com as afirmações de Lula, os juros futuros saltaram à máxima do dia. O Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), passou a operar próximo das mínimas da sessão. Às 14h50, ele registrava queda de 1,05%. O dólar valorizou-se em relação ao real, ultrapassando a marca dos 5 reais no meio da tarde. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNegócios

Você quer ficar por dentro das notícias de negócios e receber notificações em tempo real?