Bolsa dispara em primeiro pregão após corte nos juros
Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, abriu em alta nesta quinta-feira. Pregão é o primeiro após o corte de 0,50 p.p. na Selic
atualizado
Compartilhar notícia
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, abriu em alta nesta quinta-feira (3/8), no primeiro pregão após o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central cortar a taxa básica de juros.
O Ibovespa operava em alta acima de 1,1% às 10h50, superando o patamar dos 122 mil pontos.
A Selic foi reduzida em 0,50 ponto percentual (p.p.) na noite de quarta-feira (2/8) e caiu de 13,75% para 13,25%. Esse foi o primeiro corte do Copom na taxa básica em três anos. Novos cortes estão previstos para os próximos meses.
No geral, a perspectiva de juros mais baixos e um cenário de inflação controlada afeta positivamente a bolsa: os investimentos em renda variável ficam mais atrativos e, para o balanço das empresas listadas, os custos com dívida e eventuais investimentos de expansão são menores.
Já o dólar operava em alta de 1,7% pela manhã, cotado a R$ 4,89. Além do efeito dos juros brasileiros, a moeda americana tem sido impactada globalmente pelas alterações na nota de crédito dos Estados Unidos promovidas pela agência de risco Fitch.
A Fitch reduziu nesta semana de “AAA” para “AA+” a nota da maior economia do mundo, levando mercados no exterior a reagirem negativamente.